quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dúvida Maldita! Peixe tem Nariz???

Olááá povo bão demaaaais da connnnta sô!
Hoje vou abordar um assunto que muitos podem ter dúvida mas tem vergonha de perguntar ou por apenas curiosidade mesmo tipo momento NATGEO. Peixe tem Nariz?

Se vocês repararem os peixes tem um furinho como se fosse narina justamente no local onde seria o focinho de qualquer animal, mas será que sente cheiro se peixe não respira igual mamífero ou outro ser?
São muuuuuito parecidas com narinas mas são Forâmes, para farejar o ambiente!

Meses atrás soltei esta pergunta em um fórum de pesca que participo e estava muuuuito encanado com tal pergunta e graças a um amigo lá chamado Rodrigo Yamaki com seu conhecimento em Psicultura adquirido na facul, respondeu com veemência:


"Não são narinas. Chamam-se Forâmes e possui receptores sensitivos para detectar partículas no ambiente. São pequenas cavidades rasa que não se comunicam com o sistema respiratório. As cobras tem estrutura similar, mas no palato da boca, onde inserem a ponta da língua bifurcada e fazem algo como sentir o gosto do ambiente." 


Resumindo a prosa: Tal peculiaridade serve para FAREJAR o ambiente como se fosse um cachorro e isso talvez faça a traíra saber onde está a presa e sentir sangue ou outro fluído que lhe interesse ou aborreça e faça ela atacar ou debandar de imediato!

4 comentários:

  1. vlw mano eu sempre soube que os peixes respiravam pelas brânquias mas nunca entendi o pq desse 'nariz' deles kkkk

    ResponderExcluir
  2. Obrigado tenho prova de ciências hoje dia 17/09/2019
    E a matéria é sobre peixes

    ResponderExcluir
  3. Obrigada eu estava a brigar com o meu irmão por causa disso kkkkkk



    ResponderExcluir
  4. obg to fazendo uma prova e isso me ajudou

    ResponderExcluir