terça-feira, 25 de abril de 2017

Use o apetrecho certo pra manusear a ditacuja!!

Aoooooooooooo sertão véio sertanejo do mato adeeeeentro sô!!!
Muitas pessoas ainda tem dúvidas com a história de como manusear a traíra quando fisgada e muitos me perguntam se devem ou não utilizar alicate de contenção, pois ai vai minhas considerações baseada em fatos, estudos de outros pescadores e na minha própria experiência, pois é bom sempre frisar este assunto principalmente para os iniciantes que não sabem muito como lidar com este peixe que pode realmente te deixar uma cicatriz em teu corpo e te tirar muito sangue em um descuido!!!
Depois de ver uma dentição dessas melhor usar um alicatinho ou um puçá não???
Antigamente, por volta de 1996 quando comecei a pescar e assistir muito o PESCA & CIA quando passava no SBT, todos os pescadores do programa utilizavam o famoso alicate BOCA DE JACARÉ para tirar o peixe do rio, lagoa ou mar onde pescavam pra mostrar o peixe aos telespectadores, e isso foi gravando em minha mente de tal modo que tive que comprar um pra eu quando ganhei minha primeira caixa de pesca com iscas e um spincast da Daiwa preto e eu amava tanto que ficava lustrando e organizando meu equipamento toda hora e imaginando quando minha caixa estivesse até a boca de isca, só eu mesmo! hihihihihihihihi

Pelos meus cálculos, tem mais ou menos uns 200 dentes, tanto os grandes como os pequenininhos, imaginem isso mordiscando seus dedos!!! Deve ser uma dos piores dores existentes!!!
Mas conforme fui utilizar a primeira vez aquele bendito alicate no Mato Grosso do Sul, que pra mim era meio grande, na boca de um dourado, o bicho deu um solavanco que quase destroncou meu punho e desisti de usar aquele bendito coisa, e dai o piloteiro me vem com o bicheiro e taca no corpo do pobre douradinho, naquela época matava muito peixe nas pousadas.

Nas revistas antigas da Pesca & Cia de 1996 os pescadores apareciam utlizando o velho puçá e alicates boca de jacaré, já que não haviam inventado ainda o alicate de contenção Garra.

Pode se utilizar este tipo de alicate ainda, mas tem que ter punho pra segurar o solavanco da ditacuja!
Depois disso só deixei de enfeite este bendito alicate e nunca mais usei pra nada e quando eu pescava traíras aqui na roça, eu pegava direto pelas guelras pois não entendia ainda como manusear pelo opérculo quando não se tem algo para manusear o peixe.

Hoje tem vários tipos de alicates de contenção, você pode escolher o modelo que quiser ou qual seu bolso deixar.
Mas o que é esse tal opérculo? São placas ósseas localizadas dos lados da cabeça dos peixes e que cobrem a câmara branquial. É na verdade uma placa que protege as guelras de qualquer impacto ou dano, pois ali é uma parte muuuuuuito sensível e tem que ser protegido.

Com peixes grandes é muito mais fácil segurar pelo opérculo, pois tem mais espaço para evitar de encostar nas guelras.
Mas o tempo foi passando e para minha alegria e salvação, inventaram o ALICATE DE CONTENÇÃO para finalmente depois de anos e correndo riscos de levar uma mordida dolorida na mão. Meu primeiro e até hoje eu tenho, um alicate Garra da Pesca Brasil que pra mim está resolvendo todos os meus problemas em manusear e imobilizar a traíra pulando feito louca quando tira fora dágua e ali tiro a isca com um alicate de bico para evitar uma mordida ardida no dedo.

Olha o estado do meu alicate como está de riscos de traíras nas garras!!! Se fez isso no ferro imagina isso nos dedos!!!

Eu sempre utilizo um Porta Alicates, justamente para estar a disposição o alicate garra mais o alicate de bico para manusear a ditacuja.
No caso da traíra ou trairão, recomendo SIM a utilização do alicate de contenção por travar e ficar longe da boca do monstro de vários dentes de perto do seus dedos, fora que dá pra ver quanto pesa o peixe pois alguns alicates, como o meu, vem com a balança no cabo e evita fica colocando outro gancho da balança no opérculo do peixe e estressar mais o bicho. E outra, traíra tem boca dura, então pode utilizar este tipo de alicate sem problemas.



Será que deve ter dóído a mordiscada da HOPLIAS ? Sééééé loooooco!!
 Mas em outros casos, como do Tucunaré, Bass, Carpa Cabeçuda, peixes redondos de pesqueiros e outros peixes sem dentição de boca mole, EVITE de usar este alicate, pois o gancho é muito fino e pontudo, e conforme se o peixe for pesado, a gravidade vai fazer um estrago na boca do peixe que pode com certeza matá-lo, então nesse caso eu RECOMENDO e muito a utilização do alicate BOCA DE JACARÉ, PUÇÁ, LUVAS ou as mãos mesmo pois evitará de maltratar o peixe.

Olha que dó dessa carpa cabeçuda, o que o alicate de contenção fez na boca dela por ela sem mais pesada e ter boca mole, NUNCA utilize alicate de contenção para peixes sem dentes e de boca mole!
Resumindo a prosa pescadozada: Alicate Garra de Contenção para as HOPLIAS com toda certeza e sem medo de ser feliz e Alicate Boca de Jacaré, Puçá ou Luvas para outros peixes de boca mole.