sábado, 23 de abril de 2011

PRA COMEÇAR, QUAL A DIFERENÇA ENTRE.....

Olá meu povo apaixonado por Traíras ou que está começando a pescar as dentuças!
Precisamos esclarecer um pouco pra tentar diferenciar quem é quem antes de iniciarmos nossas dicas com pescaria e apetrecho sem antes conhecer um pouco desta espécie idolatrada por mim e não pensar que Traíra Comum é igual ao Trairão. Então vamos ver se consigo resolver um pouco esta questão pelo menos em visualização pra aprendermos a diferenciar um do outro e seguirmos em frente com as dicas de pesca e até mesmo de aprendizado sobre esta espécie tão amada e odiada por pescadores.

Então vamos lá:


Traíra (hoplias malabaricus) 
                         

Dentre as 12 espécies atualmente conhecidas do gênero Hoplias, uma das que possui maior distribuição geográfica é Hoplias malabaricus, conhecida popularmente como traíra ou traíra-preta. É encontrada em todas as bacias hidrográficas da América do sul, com exceção da área transandina e dos rios da Patagônia.

Esta espécie tem corpo alongado e cilíndrico, coberto por escamas ciclóides, e uma cabeça alargada, com boca ampla. Sua nadadeira caudal é arredondada e apresenta pontos escuros. Seu corpo tem coloração marrom dourado, eventualmente com manchas escuras, mas este é um caráter que pode variar de acordo com a idade. Sua mandíbula é maior que a maxila e apresenta dentes fortes, cônicos e de tamanhos diversos.
O palato (céu da boca) tem duas fileiras de dentículos cônicos em forma de “V”. Quando adulto, Hoplias malabaricus chega a alcançar até 55 cm de comprimento e atinge massa de aproximadamente 3kg.

Sendo que a traíra atinge apenas meio metro de comprimento, como existem relatos de captura de exemplares muito maiores que isto? Na verdade, trata-se apenas de uma confusão com outros peixes do mesmo gênero. 



Trairões (Hoplias aimara e H. macrophthalmus)

Podem chegar a 1 metro de comprimento e pesar 20 Kg! Além do tamanho avantajado (mas que pode confundir os leigos quando o peixe ainda é jovem), os trairões possuem a língua lisa e a sínfise mandibular em forma de “U”, enquanto as traíras têm a língua com dentículos e a sínfise mandibular em forma de “V”.

Vista ventral da cabeça do trairão Hoplias curupira (A) e da traíra Hoplias malabaricus (B).
Note a sínfise mandibular (em destaque) em forma de “U” no trairão e “V” na traíra.


VOCE SABIA?
Estudos genéticos mais aprofundados sobre a diversidade das traíras apontam que Hoplias malabaricus na verdade é um complexo de espécies, com base principalmente em diferenças cromossômicas. Pesquisadores já identificaram sete citótipos distintos (2n=39 a 2n=42), que além de número variam também quanto à morfologia dos cromossomos e sistema cromossômico sexual. Isso quer dizer que aquilo que hoje chamamos de Hoplias malabaricus pode na verdade ser sete espécies distintas! A resolução deste problema será muito importante, inclusive para questões ligadas à conservação das traíras.


Os sete citótipos distintos do complexo Hoplias malabaricus. Quadrados indicam os cromossomos sexuais.

5 comentários:

  1. Gostaria de saber se o traírão se desenvolve na região sul do paraná e onde comprar alevinos.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na transição do Prata com o Amazonas tenho a felicidade de pelo menos duas espécies de trairão um e preto mais calmo não e brigador maior carne com sabor bem firme mais rosada n no início temda chuvas tá trocando de escamas fica bem carijó não tem vermes porém e atacada por parasitas na boca por dentro, e outra não tão grande de cor mais marrom avermelhado com um dourado no fundo muito brava brigadeira e muito atacada por vermes na região atrás das nadadeiras e com gosto de barro com carne firme e mais branca.... Região do rio Arinos com rio claro ....aqui já pegamos de 25kg e 27kg mas já vi cabeça de dizeres ser de 32kg grandão ......

    ResponderExcluir
  3. Acho que falta mais estudo desta espécie carne muito boa eu gosto muito fácil fisgar porém tem de ter anzol bom afiado e grande elinha pesada senão estoura e não fica boca dura demais ...mas ataca qualquer coisa que sem na água deixa elas irritada

    ResponderExcluir
  4. essas 7 especies pode explicar pq aqui no sul as malabaricus parecem maiores , pq diferente do q diz na materia eu msm ja pesquei traira com mais de 60 cm e ja vi pescadores com traira de 69 cm e até pouco mais de 5 quilos.

    ResponderExcluir