sexta-feira, 10 de maio de 2013

PESCARIA NA CHUVA.... TOPA?

Ao contrário do que se pensa, pescar sob a chuva pode ser tão ou mais produtivo do que num dia ensolarado e sem nuvens


Começa a chover... E agora? Será que a pescaria vai ser boa? Esta é uma pergunta recorrente entre pescadores e muitas vezes levam a desistências de última hora. Alguns acreditam que sinal de chuva é igual a poucos peixes e fisgadas. Pois saiba que pescar nesses dias pode ser igualmente bom, ou até melhor, do que com o céu sem nuvens. Para tirar proveito de situações como essa basta interpretar os tipos de chuva e saber o que fazer quando a água começa a cair do céu.



As chuvas  Nas estações mais quentes, os dias nublados, tendem a proporcionar pescarias com produtividade constante ao longo do dia, sem aquelas pausas típicas dos horários mais quentes, quando os peixes param de comer e sobem à superfície a procura de oxigênio.



Fique atento! Os peixes percebem antecipadamente mudanças nas condições do clima e começam a se alimentar intensamente nas vésperas do fenômeno e logo após chuvas passageiras.
Olha o que aconteceu com esta árvore com a queda de um raio, imagine o que faria com você!!!



As garoas, por sua vez, espantam bem mais os pescadores do que os próprios peixes, que se acostumam em pouco tempo com as mudanças, principalmente na pressão atmosférica. O mesmo vale no inverno, especialmente quando a garoa persiste por alguns dias.


Evite chuvas torrenciais, pois certamente não proporcionam boas condições para a pesca em geral. Precipitações causadas por frentes frias ou acompanhadas de ventanias também não são boas opções. Porém, mesmo nesses casos, a culpa não é propriamente da chuva.
Tirei foto da minha vara de carbono pra mostrar que este tipo de material realmente atrai eletricidade e principalmente raios em dias de tempestade... evite ficar perto deste material sob estas condições!!!


Cuidados importantes
E quando a água já está caindo? É possível realizar boas pescarias debaixo de chuva. Mas além de ter em mãos uma boa capa de chuva, é importante estar atento a certos fatores para pescar com segurança e melhorar sua produtividade.

Raios: numa tempestade com queda de raios, o melhor a fazer é interromper a pescaria e se abrigar sob uma estrutura grande e sólida. Varas de carbono, árvores e mesmo você, quando próximos à água, se tornam referências para atrair relâmpagos.
Christian Neal, 17 anos , estava pescando com seu pai, Gabe, em um lago, quando foi atingido por um raio. Milagrosamente sobreviveu, com algumas queimaduras na mão e punho. Fato ocorreu em 2009, em um lago de Missouri, nos EUA.

Trajeto: em dias chuvosos, vá a pesqueiros cujo percurso é seguro, tanto na ida quanto na volta. Conheça bem a estrada pela qual vai transitar e evite pistas que alagam ou barreiros em que o veículo possa atolar.

Posição das varas: durante chuvas acompanhadas de ventos, abaixe a ponta da vara, o mais próximo que puder da superfície da água. A ideia é evitar a ação do vento sobre o equipamento, o que pode dificultar a detecção de ações. Dê preferência para montagens que utilizem chumbadas, elas manterão as linhas mais esticadas e também proporcionarão melhor percepção.
Evite ficar embarcado em tempestades, principalmente em barcos de alumínio.

Linhas e bóias: algumas cores são mais fáceis de enxergar em dias nublados. Linhas amarelas ou esverdeadas, quando molhadas, ficam mais nítidas, o mesmo vale para anteninhas e boias. O modelo Lambari tem boa flutuação, mesmo sob a ação da chuva.

Iscas: evite expô-las à chuva e as deixe tampadas ou cobertas. As minhocas, principalmente da variedade Califórnia, morrem rapidamente se mergulhadas na água (as “puladeiras” são mais resistentes). E os bichinhos da laranja, quando molhados, perdem seus movimentos e ficam menos atrativos para as tilápias para serem feitas de iscas para as hoplias.

+ dicas
- A pesca noturna em dias quentes, durante e após as chuvas, rende bons resultados com peixes redondos e tilápias para fazer iscas na pesca de varejão.
- Calçados antiderrapantes e mesmo botas facilitam a locomoção e aumentam a segurança, principalmente em locais com barro e pedras lisas.
- A Hoplias depois de uma chuva rápida sem raios e sem ventos, quando dá aquela parada repentina, pode lançar sua artificial e principalmente se for de superfície que com toda certeza a traíra irá atacar instantaneamente!

A verdade é uma só pescadozada, com calorzão é até gostoso pescar na chuva e realmente pode pegar Hoplias pois eu já peguei algumas, mas se for virar tempestade, por favor, suma de perto do rio ou açúde e vá assistir TV ou jogar truco sôôô!

Texto autoria de: Julio Hosoiri - Revista Pesca Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário