sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Heddon - Um visionário em artificiais

Aoooooooo sertão pescatício desse sertão traireiro sô!!!
Como fiz na postagem anterior sobre a marca Rapala, irei contar a história de outra isca, que pra eu, além de ter marcado minha vida pescatícia com suas iscas, faz parte da história da pescaria esportiva, e seu nome chama-se HEDDON, e muitos de vocês conhecem com certeza.

Então ótima leitura a todos e vamos aprender um pouco mais sobre esta fantástica isca e também sobre seu criador, que foi um visionário para sua época.


O INÍCIO DE UMA LENDA, UM NEGÓCIO E UM LEGADO!

A história da Heddon acontece por volta para o final do século XIX, quando James Heddon, um apicultor nos Estados Unidos estava à espera de seu amigo para desfrutar juntos um dia de pesca. Visto que seu  companheiro de pesca demorava para chegar, o bom e velho James Heddon decidiu se divertir brincando com uma pequena faca e um pedaço de madeira.
James Heddon, este cara foi muito visionário para sua época
Como a lâmina da faca foi moldando este pedaço inanimado de madeira, este foi transformado em um sapo e, uma vez terminado, Heddon decidiu acrescentar alguns anzóis.

Era algo desse tipo, além de feio, não tinha movimento algum mas que atraiu um bass enorme!
Pescando com seu amigo, James Heddon decidiu testar a sua nova criação, então ele jogou o sapo de madeira e, para sua surpresa, um enorme black bass engoliu a isca. Ele tinha começado o legado Heddon.


Imaginem o tamanho do Bass no fim do século XIX quando ninguém quase pescava profissionalmente!!!

UM PRÓSPERO NEGÓCIO EM TORNO DE UMA ISCA
A partir do momento que o Black Bass abocanhou sua isca criação Heddon, ele percebeu que tinha tudo a ver com que ganho financeiro.


É por isso que o velho apicultor começou a melhorar essa grosseira isca e, assim, com sua faca, ele conseguiu criar uma nova e muito melhor isca que trabalhou como um encanto com predadores que habitam as águas da área.


Assim, ele criou um ano mais tarde, "Dowagiac Bait Casting" uma isca projetada para a superfície, e que se tornou o primeiro reforço oficial da Heddon e que começou a ser comercializado para os pescadores locais.

Essa isca era muito feia, mas que lhe deu o início do seu legado!
Tendo em vista a ampla aceitação entre os pescadores que tiveram com esta nova atração, graças à sua tremenda eficácia, James Heddon decidiu criar uma empresa para vender suas criações em uma escala maior.


Por essa razão a empresa "Heddon Company" foi fundado em 1902. Os inícios foram difíceis, uma vez que James foi esculpindo suas criações em sua própria mesa de cozinha a mão até que em 1910 assinou um contrato com um fornecedor de vendas canadenses e colocou sua fábrica em Dowagiac, Michigan.


Antiga fábrica da Heddon em Michigan, que agora é Museu
James Heddon morreu em 1911 e não podia sequer imaginar o enorme sucesso que alcançaria suas iscas, mas seus filhos William e Charles decidiram continuar o negócio de seu pai e juntos ajudaram a transformá-lo em uma gigante da indústria da pesca.








A HEDDON É UMA DAS EMPRESAS QUE MAIS FABRICAM ISCAS ESDRÚXULAS MAS FUNCIONAIS, UMA ISCA MAIS ESQUISITA QUE A OUTRA!

Os filhos de James não só continuaram o legado deixado por seu pai, mas tinham uma visão comercial mais ampla e a marca Heddon continuou a crescer, e por volta de 1950, a empresa fabricou mais de 12.000 unidades por dia. Durante esses anos, a empresa também produziu outros produtos, como varas, carretilhas, molinetes e outros acessórios de pesca.

Esta isca chamada de "ZARA MOUSE", já não fabricada mais desde os anos de 99, foi a isca que fez eu GAMAR em iscas de superfície e ver os estouros mais espetaculares das traíras lá no sítio!!
A MARCA "HEDDON" HOJE EM DIA
William morreu em 1941 e depois Charles em 1955. Após a morte de Charles, foi quando os herdeiros do negócio Heddon transferiram o negócio para receber uma oferta suculenta para aproveitar os direitos de iscas que tinha criado o pai da Heddon.
Depois de várias mudanças de propriedade ainda hoje você pode encontrar essas famosas iscas, que evoluíram com o tempo, e continuar a desenhar os espelhos dágua para muitos predadores, tais como Bass e Pike acham as iscas Heddon completamente irresistíveis.

ZARA SPOOK (Aparição) é o carro chefe da empresa hoje em dia, principalmente aqui no Brasil, pra turma que lida com os tucunarés gigantescos do Amazonas
Resumindo a prosa pescadozada: Heddon é um sinônimo de pescaria produtiva e de uma isca que tem história e fez sua própria, e se tratando das nossas hoplias, as bichas não resistem mesmo e se tiver uma bocuda por perto rondando, pode ter certeza que ela vai abocanhar esta isca com toda certeza, principalmente se for uma de superfície como uma Zara Spook ou um Baby Torpedo.

Fontes: http://www.heddonmuseum.org
http://www.cotodepezca.com/senuelos-heddon-una-marca-historia