Olá povo do meu Brasil sertanejo do meu rincão boiadero sô!!!
Vou falar um pouco de uma criatura que, no meu ponto de vista e de vários biólogos entendidos no assunto, dizem também que tal criatura é a verdadeira "partera" dos açúdes e lagoas do nosso país e fora dele que é a GARÇA.
Mede cerca de 90 centímetros. Seu corpo é completamente branco. É facilmente identificada pelas longas pernas e pescoço, característica dos membros da família. O bico é longo e amarelado, e as pernas e dedos pretas. Apresenta enormes egretes(penas especiais que se formam no período reprodutivo). A íris é amarela.
Muitas pessoas pensam que a garça-branca-pequena (Egretta thula) é o filhote da garça-branca-grande, porém trata-se de uma espécie a parte que difere da última por apresentar a ponta do bico e as pernas escuras enquanto a base do bico e os pés são amarelados, sendo também menor.
A Garça pesca muito melhor que muitos pescadores que eu conheço por ai viu! |
Vive em grupos de vários animais ou solitárias à beira de rios, lagos e banhados. É migratória, realizando pequenos deslocamentos locais ou mesmo se deslocando para além dos Andes durante os períodos de enchentes anuais.
Ocorre da América do Norte ao estreito de Magalhães, em todo Brasil, e também no Velho Mundo. No Brasil é encontrada principalmente no Pantanal, costas do sudeste, nordeste, norte e rios de todo o território.
A Garça está praticamente no Brasil inteiro fazendo sua parte na natureza |
Já li em vários artigos de especialistas no assunto biológico, dizendo que esta ave é a disseminadora de peixes (principalmente da traíra) em lagos recém feitos onde não existia vida alguma até o presente momento.
E se pensarmos bem tem lógica, pois a garça vive caminhando entre as plantas e baixios onde a traíra vive se encostando e criando, esta ave caminhando por ali com tuas longas pernas finas, acaba pisando sem querer num ninho da Hoplias e os ovos acabam "grudando" em teus pés, e como esta ave nunca pára num espelho d'agua só, sai voando com seus pés cheios de filhotes de traíras e outros tipos de peixes tbém, como por exemplo o Cará, e ao pousar em um recente lago feito pelo homem, ao tocar a água os ovos se desgrudam e ficam depositados alí pra uma futura prole de traírinhas e outros peixes que estiverem na mesma "bagagem".
Ao pisar no ninho da traíra, os ovos grudam e viajam através do "avião natural" para outros pontos da região. |
Além de ajudar a disseminar peixes pelos açúdes, rios e lagoas, ela também ajuda a CONTROLAR a população de seres do mesmo.
Alimenta-se principalmente de peixes, mas já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo! Em pesqueiros aproxima-se muito dos pescadores para pegar pequenos peixes por eles dispensados, chegando a comer na mão. É muito inteligente e pode usar pedaços de pão como isca para atrair os peixes dos quais se alimenta. Engolem às vezes cobras e preás. Aproxima-se sorrateiramente com o corpo abaixado e o pescoço recolhido e bica seu alimento, esticando seu longo pescoço.
Garça passeando por onde a traíra costuma fazer seu "ninho" frequentemente. |
Garça se alimentando de um Cará que talvez ela mesma tenha trazido em seus pés um dia. |
Não poderíamos ser mais gratos por esta ave existir, pois sem ela, não teríamos tantas traíras espalhadas pela nossa América do Sul inteira e talvez nem todas as pessoas conheceriam a Hoplias e muito menos pinxá-la por ai.
A garça é a verdadeira andarilha dos nossos espelhos d'águas. |
Obrigado Garça. Mas tem que visitar minha cidade mais vezes pois os cabeças de pregos estão acabando com tudo. rsrs
ResponderExcluirEssa ave é muito simpática, também. Só o seu ronco não é bonito, mas é uma presença constante nos locais de pesca, e, realmente, vem pousar próximo a nós, esperando os miudos.
ResponderExcluirQuais são as referências que você usou? Pesquisei e não encontrei nada sobre isso.
ResponderExcluir